(Re)iniciando no mundo do autorama

Eduardo Vaz

(Re)iniciando no mundo do autorama

Mensagem por Eduardo Vaz »

Boa noite a todos os confrades, quando era garoto e morava no Rio de Janeiro tive carros bolha com motores standard e Mabushi além de ter pistas próximas de casa (2 na Tijuca e depois teve uma em Vila Isabel). Depois disso acabei perdendo meus carros e meu reostato (era assim q a gente chamava o acelerador, e o meu tinha resistência dupla com dissipador e 2 micros). Agora estou querendo retornar ao hobby e penso em comprar um autorama Carrera Evolution Ferrari Trophy e uma outra pista carrera sem carros para ampliar a pista. O que os colegas mais experientes podem me dizer a respeito disso? Estou fazendo certo?

Bandeira77

Re: (Re)iniciando no mundo do autorama

Mensagem por Bandeira77 »

Eduardo Vaz escreveu:
12 Mar 2021 19:59
Boa noite a todos os confrades, quando era garoto e morava no Rio de Janeiro tive carros bolha com motores standard e Mabushi além de ter pistas próximas de casa (2 na Tijuca e depois teve uma em Vila Isabel). Depois disso acabei perdendo meus carros e meu reostato (era assim q a gente chamava o acelerador, e o meu tinha resistência dupla com dissipador e 2 micros). Agora estou querendo retornar ao hobby e penso em comprar um autorama Carrera Evolution Ferrari Trophy e uma outra pista carrera sem carros para ampliar a pista. O que os colegas mais experientes podem me dizer a respeito disso? Estou fazendo certo?
Bem vindo. Vou deixar as respostas para os prós pois também estou a iniciar.
Como não tenho amigos no hobby escolhi a SCX pela facilidade de arranjar material novo ou usado. Espanha para mim é aqui ao lado, logo foi uma escolha obvia.
Em relação ás marcas e qualidade de cada uma deixo sso para os bravos aqui do forum :)

Cabelo75

Mensagem por Cabelo75 »

Eduardo, boa tarde!

Rapaz, se você era piloto de autorama na década de 80, tijucano das antigas e frequentava as lojas da Conde de Bonfim: Hobbysessão (perto da Mesbla), Hobbysport-Maeda (perto da antiga Lobrás - Rua Uruguai) e a Shalako/Grid no Grajaú (Rua José Vicente - Praça Verdun), aqui está mais um "sobrevivente" daquele tempo. Quanta coincidência!

Infelizmente não tenho uma base muito boa nos slots modernos, sobretudo os digitais. Quando retornei ao hobby, voltei ao conceito dos bolhas e resolvi montar, aos poucos, uma pista Estrela analógica mesmo (só depois de velho tenho minha única pista caseira). Inicialmente meu foco era voltado para o chassis Maeda (basicamente reconstruí-los) e slots de escala 1/24 (esses já são dos anos 2000 pra cá), trocando em miúdos: carros de loja.

Atualmente, caro Eduardo, mudei um pouco o foco e estou curtindo bastante em fazer meus próprios slots 1/32, tudo muito simples e mais econômico possível e é bem tranquilo de construí-los. Faço os chassis em placa de fenolite, utilizo motores de trava de porta automotivo (Mabuchi, claro!) e adapto várias soluções, como pneus, eixo 1/8, mancais, contatos e afins .É tudo muito rústico, até reostato original da Estrela fica bacana pra operá-los (teria vergonha do "eu dos anos 80" lendo isso agora, ehauaehueah!!)

Caso tenha interesse, tanto nos MiC (Made in Casa) quanto nos carros que marcaram sua infância/adolescência, é só dar uma visitada nos tópicos que abri no nosso fórum (não há muitos, pois sou novato por aqui também). Postei alguns vídeos e fotos mostrando detalhes e da performance deles em pista (inclusive tem um que certamente vai te remeter àqueles tempos, veja o vídeo do post "Chassis Hobbysport-Maeda").

Precisando de infos a respeito de construção, lojas que ainda oferecem peças e insumos para os bolhas ou dúvidas, pode contar comigo. Quanto sua dúvida inicial, apenas posso te indicar a Sprintt Slot-Car para adquirir seu "pack" inicial. Excelente loja online.

Imagem
O velho "Maeda" (esse aí é 100% autêntico Hobbysport, dos tempos do Geraldo no comando da loja)

Imagem
Imagem
Alguns exemplares "Made in Casa"

Feliz retorno ao hobby, Eduardo, e um grande abraço!
Editado pela última vez por Cabelo75 em 13 Mar 2021 17:46, em um total de 1 vez.
Ó meu canal no Youtube. "Likeadas" e comments serão bem-vindos! (só não vale gestos "bacanas" como o do Piquet x Senna em 86). Valeu!!
https://www.youtube.com/channel/UCHU5oD ... WzBhuyY2jw
Imagem

Cabelo75

Mensagem por Cabelo75 »

Bandeira77 escreveu:
12 Mar 2021 23:46

Como não tenho amigos no hobby escolhi a SCX pela facilidade de arranjar material novo ou usado. Espanha para mim é aqui ao lado, logo foi uma escolha obvia.
Em relação ás marcas e qualidade de cada uma deixo sso para os bravos aqui do forum :)
Olá Bandeira, boa tarde!

Além de dar-lhe boas vindas ao nosso fórum MSC, sinta-se a vontade em postar suas dúvidas e questionamentos em relação ao hobby. Apesar dos modelos atuais de Slot Cars não sejam "a minha praia" e pelo fato de eu ser novato também por aqui, o que tiver ao meu alcance estarei disposto a ajudá-lo.

E o convite que fiz ao Eduardo, faço também a ti. Caso interessar, visite meus posts também!

Um grande abraço!
Ó meu canal no Youtube. "Likeadas" e comments serão bem-vindos! (só não vale gestos "bacanas" como o do Piquet x Senna em 86). Valeu!!
Imagem

Eduardo Vaz

Cabelo75 escreveu:
13 Mar 2021 17:24
Eduardo, boa tarde!

Rapaz, se você era piloto de autorama na década de 80, tijucano das antigas e frequentava as lojas da Conde de Bonfim: Hobbysessão (perto da Mesbla), Hobbysport-Maeda (perto da antiga Lobrás - Rua Uruguai) e a Shalako/Grid no Grajaú (Rua José Vicente - Praça Verdun), aqui está mais um "sobrevivente" daquele tempo. Quanta coincidência!

Infelizmente não tenho uma base muito boa nos slots modernos, sobretudo os digitais. Quando retornei ao hobby, voltei ao conceito dos bolhas e resolvi montar, aos poucos, uma pista Estrela analógica mesmo (só depois de velho tenho minha única pista caseira). Inicialmente meu foco era voltado para o chassis Maeda (basicamente reconstruí-los) e slots de escala 1/24 (esses já são dos anos 2000 pra cá), trocando em miúdos: carros de loja.

Atualmente, caro Eduardo, mudei um pouco o foco e estou curtindo bastante em fazer meus próprios slots 1/32, tudo muito simples e mais econômico possível e é bem tranquilo de construí-los. Faço os chassis em placa de fenolite, utilizo motores de trava de porta automotivo (Mabuchi, claro!) e adapto várias soluções, como pneus, eixo 1/8, mancais, contatos e afins .É tudo muito rústico, até reostato original da Estrela fica bacana pra operá-los (teria vergonha do "eu dos anos 80" lendo isso agora, ehauaehueah!!)

Caso tenha interesse, tanto nos MiC (Made in Casa) quanto nos carros que marcaram sua infância/adolescência, é só dar uma visitada nos tópicos que abri no nosso fórum (não há muitos, pois sou novato por aqui também). Postei alguns vídeos e fotos mostrando detalhes e da performance deles em pista (inclusive tem um que certamente vai te remeter àqueles tempos, veja o vídeo do post "Chassis Hobbysport-Maeda").

Precisando de infos a respeito de construção, lojas que ainda oferecem peças e insumos para os bolhas ou dúvidas, pode contar comigo. Quanto sua dúvida inicial, apenas posso te indicar a Sprintt Slot-Car para adquirir seu "pack" inicial. Excelente loja online.

Imagem
O velho "Maeda" (esse aí é 100% autêntico Hobbysport, dos tempos do Geraldo no comando da loja)

Imagem
Imagem
Alguns exemplares "Made in Casa"

Feliz retorno ao hobby, Eduardo, e um grande abraço!

Fala Cabelo, legal encontrar aqui alguém dos bons tempos, infelizmente agora moro no interior (norte fluminense) o que dificulta as coisas para mim, por isso a minha intensão e montar uma pista para mim, com um bom tamanho, e montar pelo menos um bolha (com aquele chassi de metal e alumínio q vc postou a foto) para matar a saudade dos velhos tempos, o mesmo acontece com o reostato, quero ver se encontro um parecido com o que eu tinha (senão vou tentar fabricar um no mesmo estilo). Agradeço pela dica do pack inicial, valeu.

Cabelo75

Mensagem por Cabelo75 »

Retornando...

Não esquenta a cabeça em relação a compra de peças e insumo para autorama, Eduardo. Há anos que não sei que é comprar algo relacionado ao autorama e eletrônica na cidade do Rio de Janeiro (tirando um punhado de parafusos recentemente para consertar meu saca-pinhões...). Vários chassis Maeda comprei fora do estado do RJ. Tudo que eu adquiro é por meio de lojas virtuais e pelo Mercado Livre. Talvez possa impactar um pouco no preço do frete,mas se tirar esse fator estamos em mesmas condições. Não se preocupe ao alcance que você tem das peças e equipamentos que queira comprar.

Em relação ao modelo de slot que irá iniciar, analise bem as especificações da pista que lhe interessar, pois se partir para um modelo digital, ou até mesmo um analógico moderno, tem que se atentar bem se há ou não compatibilidade de tensão, amperagem e até mesmo física em relação aos modelos que estamos acostumados, caso queira montar um "maedinha" pra matar a saudade.

Algumas marcas usam tensão de 18V (o Autorama clássico opera com 12V e as pistas de loja 13,8V), além dos carros atuais usarem motores bem menos "beberrões", suas fontes não necessitam demandar muita amperagem, podendo ser ineficiente a um motor Oxford. Diversas marcas utilizam pistas estreitas, já que os modelos de slots são igualmente estreitos e dispensam espaço extra entre fendas, porque os assoalhos destes carros possuem ímãs que garantem a "aderência" magnética aos trilhos e não tem mais aquele lance de "rabear" nas curvas e invadir a fenda vizinha.

Eduardo, resumindo bem aqui: pesquise muito bem o tipo e a marca do sistema que queira seguir à frente para saber se haverá compatibilidade com o reostato e o carro que planeja remontar. Se precisar de mais infos é só retornar.

Abraço!
Imagem

Ex Inferis

Mensagem por Ex Inferis »

Olá!
Ando meio afastado, mas tenho tópicos imensos aqui sobre a pista CARRERA.

Hoje, é o melhor (e agora mais caro) sistema de autorama que irá encontrar.
Plástico da pista é muito bom, e as trilhas são INOX. Manutenção ZERO. Sem ferrugem NUNCA.
Você pode lavar as placas na agua comum, passar pano úmido, etc... Álcool só pra secar mais rápido, se quiser!

única pista que corre três tamanhos de carro: 1/43, 1/32, e os grandes 1/24.
Nem precisa trocar a fonte, só se quiser mais força nos 1/24, mas garanto que não precisa. Eu tenho as 3 escalas :)

Só precisa começar a fazer o Jumper elétrico depois de 10metros de pista. Coisa que com fio de som automotivo vc faz.

E quando enjoar do analógico poderá trocar a centrar e controles e correr em DIGITAL!
6 carros podem correr ao mesmo tempo! Com trocas de trilhas, posto de combustível, telemetria avançada, etc...
Programação de carros fantasmas, controle de força do acelerador, freios, etc...

Único "problema" é que a pista carrera é grande. Precisa de um espaço legal.
Hoje com dolar alto, esta terrível. Compensa achar pistas completas e comprar.
Fora isso é ebay e comprar de vendedores da Alemanha.

Coisa de 300 reais, virou 900 no Brasil. Então esta tenso hoje em dia...

Tenho uma pista Analógica, com a central modificada que irei vender, se quiser, me avise.

Curvas com raios maiores, acessórios, tudo isso você acha para carrera.

Os carros são um primor, e bem resistentes.

Alguns vídeos de alguns layouts que fiz em casa, com alguns cenários, etc:
https://www.youtube.com/channel/UCUkUpS ... Vp41kQ7BFA

Bandeira77

Mensagem por Bandeira77 »

Cabelo75 escreveu:
13 Mar 2021 17:41
Bandeira77 escreveu:
12 Mar 2021 23:46

Olá Bandeira, boa tarde!

Além de dar-lhe boas vindas ao nosso fórum MSC, sinta-se a vontade em postar suas dúvidas e questionamentos em relação ao hobby. Apesar dos modelos atuais de Slot Cars não sejam "a minha praia" e pelo fato de eu ser novato também por aqui, o que tiver ao meu alcance estarei disposto a ajudá-lo.

E o convite que fiz ao Eduardo, faço também a ti. Caso interessar, visite meus posts também!

Um grande abraço!
Obrigado, não irei esquecer

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Fabricante de autorama é igual a religião: onde vc nasce...
Fora a brincadeira todos os sistemas tem vantagens e desvantagens.
Eu gosto do SCX porque "renasci" nele mas a fábrica passa por apertos e ainda não emplacou o novo sistema sem fio.
Carrera me parece uma pista muito resistente e os carros são também assim, preparados para um brinquedo que quebra menos.
Hoje temos a Califórnia representando a Carrera mas deve ser mais caro do que comprando nos fóruns.
Para disputa em pistas maiores, mais adrenalina, temos Slot.it e NSR, que fornecem motores até 35-40k mas, uma batida uma carroceria (pelo menos)
O motor que permite alteração é o da SCX que você abre e altera o enrolamento de forma que haviam muitas disputas com estes carros, motores levados a 35k e, melhor um pouco, duas batidas uma carroceria... kkkk
Nenhum fabricante faz os seus carros para você correr em uma Blue King e sim em um 8 na sala de casa, uma reta de 5m você pensa que o carro vai ser ultrapassado pela lesma que encontrou na pista... são brinquedos.
Qualquer coisa, pergunte, sempre aparecerá alguém para lhe responder.
Fusaro

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Fabricante de autorama é igual a religião: onde vc nasce...
Fora a brincadeira todos os sistemas tem vantagens e desvantagens.
Eu gosto do SCX porque "renasci" nele mas a fábrica passa por apertos e ainda não emplacou o novo sistema sem fio.
Carrera me parece uma pista muito resistente e os carros são também assim, preparados para um brinquedo que quebra menos.
Hoje temos a Califórnia representando a Carrera mas deve ser mais caro do que comprando nos fóruns.
Para disputa em pistas maiores, mais adrenalina, temos Slot.it e NSR, que fornecem motores até 35-40k mas, uma batida uma carroceria (pelo menos)
O motor que permite alteração é o da SCX que você abre e altera o enrolamento de forma que haviam muitas disputas com estes carros, motores levados a 35k e, melhor um pouco, duas batidas uma carroceria... kkkk
Nenhum fabricante faz os seus carros para você correr em uma Blue King e sim em um 8 na sala de casa, uma reta de 5m você pensa que o carro vai ser ultrapassado pela lesma que encontrou na pista... são brinquedos.
Qualquer coisa, pergunte, sempre aparecerá alguém para lhe responder.
Fusaro

Eduardo Vaz

Ex Inferis escreveu:
19 Mar 2021 09:16
Olá!
Ando meio afastado, mas tenho tópicos imensos aqui sobre a pista CARRERA.

Hoje, é o melhor (e agora mais caro) sistema de autorama que irá encontrar.
Plástico da pista é muito bom, e as trilhas são INOX. Manutenção ZERO. Sem ferrugem NUNCA.
Você pode lavar as placas na agua comum, passar pano úmido, etc... Álcool só pra secar mais rápido, se quiser!

única pista que corre três tamanhos de carro: 1/43, 1/32, e os grandes 1/24.
Nem precisa trocar a fonte, só se quiser mais força nos 1/24, mas garanto que não precisa. Eu tenho as 3 escalas :)

Só precisa começar a fazer o Jumper elétrico depois de 10metros de pista. Coisa que com fio de som automotivo vc faz.

E quando enjoar do analógico poderá trocar a centrar e controles e correr em DIGITAL!
6 carros podem correr ao mesmo tempo! Com trocas de trilhas, posto de combustível, telemetria avançada, etc...
Programação de carros fantasmas, controle de força do acelerador, freios, etc...

Único "problema" é que a pista carrera é grande. Precisa de um espaço legal.
Hoje com dolar alto, esta terrível. Compensa achar pistas completas e comprar.
Fora isso é ebay e comprar de vendedores da Alemanha.

Coisa de 300 reais, virou 900 no Brasil. Então esta tenso hoje em dia...

Tenho uma pista Analógica, com a central modificada que irei vender, se quiser, me avise.

Curvas com raios maiores, acessórios, tudo isso você acha para carrera.

Os carros são um primor, e bem resistentes.

Alguns vídeos de alguns layouts que fiz em casa, com alguns cenários, etc:
https://www.youtube.com/channel/UCUkUpS ... Vp41kQ7BFA

Valeu pela dica. Comprei uma pista Evolution e estava mesmo querendo saber se os carros 1/43 do Carrera Go iriam andar na Evolution. Mais uma vez obrigado.

Fusaro

Mensagem por Fusaro »

Penso que qualquer carro anda no Carrera analógico, também penso que não é difícil digitalizar qualquer carro para Carrera digital.
O único sistema mais complicado para digitalizar é o SCX no qual a troca de pista é feita pela guia, a pista é mecânica enquanto que Carreta e Ninco possuem sistemas de troca elétrica na pista.
O que está matando realmente são os preços altos, assim é melhor comprar pista usada e depois os carros.
Outra coisa que está muito cara por aqui é o chip digitalizador e este é um problema sem solução à vista. Isto vem dificultando bastante o digital e as pessoas acabam aguardando para ver o que vem pela frente.
Fusaro

Responder