Velocidade Média

Velocidade Média

Mensagempor pacedriver » 18 Jan 2018 23:11

Fala pessoal, tudo beleza!?

Bom... como alguns sabem, sou novo no hobby, não coloco um carrinho na fenda desde os meus 9 anos... estou desenvolvendo uma pista... enfim... sim, não faz muito sentido mas estou postando toda a história por aí...

O que eu gostaria de saber, quem poder ajudar. Qual média de velocidade seus carros tem andado nas pistas caseiras, qual a metragem da pista, se tiver o traçado desenhado posta aí junto!

Valeu galera!
Grande abraço!
PaceDriver
pacedriver

Re: Velocidade Média

Mensagempor Ex Inferis » 08 Fev 2018 08:01

assim que o correios liberar minha nova central de controle, vou conseguir ativar a telemetria, e ai sim, vou poder
te passar esses dados detalhados!

acho que daria pra tentar calcular na mão... marcando com cronometro... vou tentar algo e te mando aqui rsrsrs
minha pista da dando voltas de 9 a 12 segundos se não me engano...

como tem umas retas boas, da pra apertar o dedo legal... :lol:
Ex Inferis

Mensagempor Fusaro » 15 Fev 2018 17:35

Credo, pergunta complicada.
Eu não vejo a coisa desta forma, a velocidade nunca deve ter sido alterada.
Os motores antigos giravam 11-12k e o carro já saía pela tangente, hoje com o uso do imã o carro fica mais preso na pista de forma que as derrapagens diminuem muito e a velocidade pôde ser aumentada. Os motores roda, 15-16k sob 12V.
Eu tenho uma pista de testes com uma reta de 4m, preparei um RK42 para girar 21k e o carro vai para o espaço, não consegue fazer a curva. Tenho de apertar o acelerador pela metade.
Você tem de pensar no que a sua pista pode suportar em termos de velocidade, mais do que isto é só pancada.
um motor de 15k vai girar 5k no eixo traseiro, um pneu de 20mm de diâmetro tem desenvolvimento de 6,2cm logo corre 5000x6,2=31000cm/minuto, ou seja, 310m/min.
Na Blue King em JF o motor é o Falcon, 50k, a pista tem uns 50m e a bolha com chassis de latão aramado faz a volta em 3,7 segundos.
Em Brasilia, na pista digital de um dos competidores o tempo de volta é da ordem de 15 segundos e a pista deve estar com uns 35m de comprimento.
Creio que esta conversa pode ser longa...
Fusaro
Fusaro

Mensagempor pacedriver » 18 Fev 2018 22:17

Opa! tinha esquecido desse tópico!!! :oops:

Mas Vamos lá!

Ex Inferis escreveu:assim que o correios liberar minha nova central de controle, vou conseguir ativar a telemetria, e ai sim, vou poder te passar esses dados detalhados!

Tá osso eim! Meu acelerador está no correio há 21 dias já! :cry:

Ex Inferis escreveu:minha pista da dando voltas de 9 a 12 segundos se não me engano...

Valeu irmão! Sabe como é né!? Curiosidade de quem está começando quero ter noção de como minha pista vai se encaixar, enfim... Obrigado pela colaboração!

Ex Inferis escreveu:Como tem umas retas boas, da pra apertar o dedo legal... :lol:

Foi onde eu pequei nesse primeiro projeto! Não tenho nada de reta! hehehe Me ferrei... só uma pra descer o dedo (Acredito, pois o controle não chegou).

Fusaro escreveu:Credo, pergunta complicada.

Manja aqueles estagiário que estão começando no trabalho e vem com pergunta de vestibular? :mrgreen:
Dá uma chance... to começando ehhehe

Fusaro escreveu:Você tem de pensar no que a sua pista pode suportar em termos de velocidade, mais do que isto é só pancada.

Pois é... É o que comentei ali em cima com o Ex Inferis, pela inexperiência, estudo de YT e querer fugir dos padrões da pista de fábrica, acabei fazendo muiiiitas curvas com raio de 6cm, 7cm, 10cm independente do arco, ficou um circuito muito travado. Até tem 2 retas longas, mas nada maior que 2,5 m.

Fusaro escreveu:um motor de 15k vai girar 5k no eixo traseiro, um pneu de 20mm de diâmetro tem desenvolvimento de 6,2cm logo corre 5000x6,2=31000cm/minuto, ou seja, 310m/min.

Gostei disso, :geek:
Da para ajudar no planejamento da próxima pista.

Fusaro escreveu:Creio que esta conversa pode ser longa...

Sim com certeza seria um bom papo!

Obrigado pela colaboração galera!
Meu acelerador chegando, posto aqui o tempo médio da volta e coloco o vídeo tambem! :)
Grande abraço!
PaceDriver
pacedriver

Mensagempor Fusaro » 18 Fev 2018 23:15

Quanto ao giro do motor, uma opção é usar uma fonte variável e diminuir a voltagem da pista até chegar a um equilíbrio.
Não me lembro mais mas, no fórum do Slot Car Illustrated, um tal de Brad Corando passou um tempo desenvolvendo e construindo a pista dele explicando tudo, inclusive a decoração. Creio que ele acabou usando uma fonte de 10V para que não fosse energia demais aos carros e eles saíssem da pista o tempo todo.
Fusaro
Fusaro

Mensagempor pacedriver » 20 Fev 2018 00:49

Fala Fusaro!

Beleza! Depois vou dar uma pesquisada... Meu controle deve chegar amanhã, aí vou testar com a fonte ATX de 12v.
Vamos ver como vai ser o comportamento, caso fique ruim vou utilizar essa ideia de uma fonte variável.

Obrigado!
Grande abraço!
PaceDriver
pacedriver

Mensagempor Fusaro » 20 Fev 2018 06:16

Bom dia,
Uma fonte de micro, em princípio, deve funcionar muito bem para tocar um autorama porque ela fornece voltagem estabilizada e boa amperagem.
Até as fontes antigas são suficientes. Uma fonte de 200W, pela conta simples, fornece uns 15A.
No Ebay tem algumas pessoas alterando as fontes de computador para fontes simples de 5V e 12V, e também algumas alterações mais complexas para fonte variável.
Fusaro
Fusaro

Mensagempor pacedriver » 23 Fev 2018 00:12

Boa noite Fusaro!
Pois é cara, eu comprei uma fonte ATX de micro e puxei 12 V dela, segui as orientações do DougSlot daqui em um dos tópicos do fórum. Tá indo bem a fonte.

Lendo o que você falou de 5 volts talvez seja útil pra mim também, pois só tem 2 trechos da minha pista que consigo acelerar tudo, de repente a 5 volts fica melhor para conduzir né? Quando eu tiver um tempinho vou alterar e ver como vai ficar.

Embora o que eu quero é uma pista técnica, bastante derrapagem e se abusar muito sair da fenda mesmo. Quero trabalho de dedo! :D

Até logo!
Grande abraço!
PaceDriver
pacedriver

Mensagempor Fusaro » 23 Fev 2018 09:05

Bem, 5V não deve dar certo. Penso que 10V possa ser melhor.
Como ideia maluca, um motor consome coisa de 0,2-0,3A. Para baixar esta voltagem na marra seria necessário uma resistência de:
V=RI logo R=V/I ou seja R=2/0,25 R=8 ohms
P=R*I*I ou seja P=8*0,25*0,25 P=8/16 P=0,5W me parece muito pouco, é melhor usar 5W senão vai esquentar muito. Só experimentando.
Fusaro
Fusaro

Voltar para Escala 1:32 - Réplica